Governo militar de Mianmar liberta 6.000 prisioneiros, incluindo estrangeiros

Fonte: Wikinotícias

17 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No dia 17, os militares de Mianmar libertaram quase 6.000 prisioneiros, incluindo estrangeiros.

A MRTV, estatal de Mianmar, disse que um total de 5.774 prisioneiros foram libertados como parte de uma ampla anistia de prisioneiros no Dia Nacional da Vitória.

Eles incluíram quatro estrangeiros, entre eles um acadêmico australiano e cineasta japonês, um ex-diplomata britânico e um norte-americano, que foram deportados após sua libertação.

De acordo com a Associação de Apoio ao Prisioneiro Político (AAPP), que supervisiona os direitos humanos dos presos políticos em Mianmar, 16.232 pessoas foram detidas por motivos políticos desde que os militares de Mianmar assumiram o cargo em fevereiro do ano passado.

Mais de 13.000 deles ainda estavam sob custódia no dia 16, informou a AAPP. Ele disse que pelo menos 2.465 civis foram mortos pelas forças de segurança.

Enquanto isso, o governo de Mianmar não revelou detalhes sobre os prisioneiros libertados desta vez, mas a maioria deles estava relacionada aos protestos, disse a Associated Press.

O Código Penal de Mianmar criminaliza fazer declarações que causem agitação pública e pode resultar em até três anos de prisão.

Fontes