Governo hondurenho estende toque de recolher perto da fronteira com Nicarágua

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

26 de julho de 2009

O governo que ocupa o poder em Honduras estendeu o toque de recolher até as 18h (21h em Brasília) de ontem (25) ao longo da fronteira com a Nicarágua. A medida tem como objetivo evitar a aglomeração de manifestantes que apoiam o presidente deposto, Manuel Zelaya, que aguarda uma resposta das autoridades hondurenhas para tentar novamente regressar ao país.

Inicialmente, o toque de recolher estava previsto para acabar às 6h de hoje (9h em Brasília), mas foi prolongado depois que Zelaya cruzou a fronteira e permaneceu duas horas em território hondurenho na tarde de anteontem (24).

Após voltar para a Nicarágua, Zelaya continua próximo à fronteira com Honduras à espera de que uma resposta sobre o pedido de retorno. O presidente deposto, no entanto, afirmou desconhecer quanto tempo terá de aguardar um sinal das autoridades no poder.

Zelaya disse ainda que decidiu voltar à Nicarágua para evitar uma possível onda de violência e mortes provocada pela estada em Honduras. Enquanto o presidente deposto tentava retornar a Honduras, cerca de 4 mil manifestantes entraram em choque com militares que bloqueavam a saída da localidade hondurenha de El Paraíso, a 15 quilômetros da fronteira. O incidente deixou pelo menos dois feridos.

A atitude de Zelaya foi criticada pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Ela chamou o presidente deposto de imprudente e disse que a melhor saída para o impasse é a negociação pacífica. Mediador da crise hondurenha, o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, afirmou que o retorno de Zelaya a seu país não é o caminho para chegar à reconciliação.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati