Governo etíope e militantes rebeldes entram em conflito

Fonte: Wikinotícias

3 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os combates eclodiram entre as forças do governo etíope e membros da milícia Fano em Bahir Dar, de acordo com residentes e a administração regional.

É o primeiro ataque de violência a eclodir desde os primeiros dias do conflito no ano passado.

Num comunicado divulgado na sexta-feira, o governo Amhara disse que as forças militares e de segurança deveriam participar de uma "operação conjunta e vigilância de casa em casa em redor de Bahir Dar para varrer a força extremista que se tinha infiltrado na cidade".

Acrescentou que a milícia Fano recuou e não foi capaz de “resistir à força combinada das forças de segurança”.

A milícia Fano, sem estrutura formal, não pôde ser contatada para comentar o assunto. De acordo com o Rift Valley Institute, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, existem vários grupos Fano na região, cada um sem estruturas formais de liderança.

O grupo rebelde costumava trabalhar com o exército contra as forças em Tigray, que viveu uma guerra civil de dois anos que terminou em 2022, mas a sua relação tornou-se tensa depois de Fano ter acusado o governo de deixar a região de Amhara vulnerável a ameaças à segurança. O governo negou a alegação.

Em novembro de 2022 foi negociado um acordo de paz que encerrou o conflito, mas menos de um ano depois os combates eclodiram novamente em Amhara e têm aumentado desde então.

Outra razão para as tensões recentes são as tentativas do governo etíope de desmantelar os grupos insurgentes Fano depois de perceber que estavam a ganhar poder e impulso.

Fontes[editar | editar código-fonte]