Governo britânico alerta para presença de vespa asiática em Hampshire

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

16 de setembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Vespa asiática

O Departamento do Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais britânico alertou apicultores e o público em geral para permanecerem vigilantes depois que uma vespa asiática foi vista na área de Gosport, em Hampshire. A União Nacional de Abelhas confirmou a presença do inseto e anunciou que está monitorando a região para detectar qualquer outro vespão asiático nas proximidades.

Segundo o alerta, "a vespa asiática é menor que nossa vespa nativa e não representa maior risco para a saúde humana do que nossas vespas, no entanto, elas representam um risco para as abelhas e outros insetos benéficos".

Este é a primeira detecção confirmada do inseto no Reino Unido desde outubro de 2019, quando dois ninhos de vespas asiáticas foram encontrados e destruídos perto de Christchurch, Dorset.

O diretor da área de apicultura da Defra (Department for Environment, Food & Rural Affairs), Nicola Spence, disse: "ao garantir que seremos alertados sobre a presença do inseto o mais cedo possível, podemos tomar medidas rápidas e eficazes para eliminar a ameaça representada pelas vespas asiáticas. É por isso que estamos trabalhando rapidamente para localizar e investigar quaisquer ninhos na área após sua presença ser confirmada". Ele também enfatizou que "é importante ter cuidado para não se aproximar ou perturbar um ninho, já que as vespas asiáticas, apesar de geralmente não serem agressivas com as pessoas, podem atacar ao perceberem uma ameaça a seu ninho".

O governo disponibilizou um aplicativo para iPhone e Android chamado 'Asian Hornet Watch' e um endereço de e-mail (alertnonnative@ceh.ac.uk) para que as pessoas possam fazer os alertas.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit