Governo brasileiro promete tomar medidas para prevenir a corrupção

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 26 de dezembro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto disse em entrevista para a Radiobrás que em 2006 o Ministério da Justiça poderá colocar em prática o Programa de Acompanhamento de Pessoas Politicamente Expostas.

Barreto explicou que o ministério irá acompanhar as pessoas que ocupam cargos importantes ou estratégicos no Governo. "Qualquer movimentação bancária suspeita, de patamares mais altos, em nome de pessoas que têm cargos públicos e salários conhecidos, deve ser detectada e investigada", disse.

Segundo ele a iniciativa funcionará como uma espécie de "vacina contra a corrupção".

Será feito um levantamento dessas pessoas com os dados do Banco Central do Brasil e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

"Às vezes, a oportunidade faz com que a pessoa acabe tendo um desvio de conduta, seja por pressão de uma empresa que esteja fora do governo querendo entrar, seja de tentações naturais que as pessoas não podem sucumbir", lembrou o secretário, que defendo o controle social da pessoa que trabalha com o dinheiro público: "Ela deve ser fiscalizada, monitorada e deve responder pelos seus atos, sem a necessidade de se invocar sigilo a cada momento que uma dúvida surgir", completou.

Fontes