Gestores educacionais fazem sugestões ao Sistema Nacional de Educação

Fonte: Wikinotícias

21 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Participantes de uma videoconferência que discutiu o Sistema Nacional de Educação (SNE) fizeram sugestões, nesta sexta-feira (21), ao relator do assunto na Câmara dos Deputados, deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), para a construção de um relatório que aponte para a redução das diferenças educacionais no Brasil e o aumento da qualidade do ensino.

“Quando recebi a tarefa de ser relator do Sistema Nacional de Educação, fiquei honrado, mas tive medo pelo tamanho da responsabilidade”, declarou Idilvan Alencar, durante o debate promovido pela Comissão de Educação. “Esse sistema só pode ter êxito se for um processo muito plural. Até porque, quando se fala em sistema nacional de educação, as palavras ‘cooperação’ e ‘colaboração’ vêm logo em seguida.”

A criação do SNE, exigência do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, é objeto do Projeto de Lei Complementar 25/19, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). O objetivo do sistema a ser criado é articular as necessidades educacionais das diferentes regiões brasileiras, a partir da colaboração entre União, estados e municípios e da divisão de responsabilidades entre os entes.

Flexibilidade

O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do Ministério da Educação, Helber Vieira, ressaltou que a grande finalidade do SNE é olhar para as desigualdades e oferecer um padrão adequado de aprendizagem. Por outro lado, ele recomendou cautela na definição de papéis.

“É preciso permitir maior flexibilidade na definição dos papéis e das responsabilidades. Seria perigoso querer, na regulamentação do sistema, definir todos os papéis. O rol é enorme e ele vai se atualizando com o tempo”, defendeu o diretor.

Também a presidente-executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, recomendou a construção de agendas dinâmicas, que aprendam rapidamente com as situações concretas, capazes de se adaptar às condições reais, como a pandemia de Covid-19.

“É muito importante um Sistema Nacional de Educação que coloque em prática uma agenda que melhore a qualidade da oferta educacional, com flexibilidade, porque as estratégias daqui pra frente a gente nem sabe ainda. A gente não tem como antecipar. A gente vai aprender com o processo, então flexibilidade é muito importante”, disse Priscila Cruz.

Fontes