Gana registra primeiros casos de doença causada pelo vírus Marburg

Fonte: Wikinotícias

10 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A OMS-África reportou no dia 07 passado que Gana anunciou a descoberta de dois casos da doença do vírus Marburg. "Análises preliminares de amostras retiradas de dois pacientes pelo Noguchi Memorial Institute for Medical Research do país indicaram que os casos foram positivos para Marburg. No entanto, de acordo com o procedimento padrão, as amostras foram enviadas ao Institut Pasteur no Senegal, um Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para confirmação", escreveu a Organização em seu portal.

No ano passado, Guiné havia registrado um caso da doença, que é rara.

O vírus e a doença O vírus de Marburg pertence à mesma família do vírus Ebola e é transmitido às pessoas por morcegos frugívoros, se espalhando, posteriormente, por meio do contato direto com fluidos corporais de infectados e materiais contaminados. A doença começa com febre alta, forte dor de cabeça e mal-estar e muitos doentes desenvolvem hemorragias graves num prazo de cerca de uma semana.

A taxa de letalidade chega a 88%, dependendo da cepa do vírus e do tratamento médico oferecido ao paciente.

Não há vacina preventiva e nem tratamento antiviral conhecido para tratar a doença, sendo usados apenas medicamentos para tratar os sintomas.

Notícias Relacionadas

Fontes