Gana recebe primeiros cidadãos evacuados da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

2 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Gana recebeu em casa um primeiro grupo de estudantes evacuados que estudavam na Ucrânia quando a Rússia invadiu. O Ministério das Relações Exteriores de Gana diz que mais de 500 outros estudantes ganenses fugiram da Ucrânia e podem voltar para casa se quiserem.

O primeiro lote de 17 estudantes chegou terça-feira à capital, Accra, em dois voos.

Parecendo muito calmos, os estudantes foram recebidos por uma delegação governamental liderada pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional Kwaku Ampratwum-Sarpong.

Nana Boakye Agyemang, uma estudante de medicina do primeiro ano que estuda na Ucrânia nos últimos cinco anos, falou brevemente com repórteres no aeroporto.

“É muito lamentável que tenhamos que voltar para casa. Irmãos devem estar calmos, amigos devem estar calmos. O governo está fazendo o possível para garantir que todos voltemos para casa. Enquanto isso, queremos agradecer e agradecemos o que foi feito por nós”, disse Agyemang.

Priscilla Adjai, outra estudante, disse à VOA que decidiu voltar para Gana porque temia por sua vida.

“Decidimos nos mudar porque eles disseram que as áreas visadas eram o leste da Ucrânia, mas estávamos no oeste da Ucrânia. Nós não deveríamos ser alvos, mas duas horas de mim cidades foram bombardeadas, então fiquei com medo porque está se estreitando para onde estou. Então conversei com meus pais e eles disseram: ‘Sim, vá em frente'’”, disse Adjai.

O vice-ministro das Relações Exteriores disse à mídia que o governo está trabalhando dia e noite para evacuar os ganenses que querem voltar para casa.

“Agradecemos ao Deus Todo-Poderoso que ele ajudou você e trouxe você para casa. Nas próximas horas, vocês se reconciliarão e se reencontrarão com suas famílias. O governo está determinado a continuar a garantir que seus colegas que ainda estão em trânsito para serem evacuados sejam eventualmente evacuados”, disse Ampratwum-Sarpong.

Os alunos foram posteriormente reunidos com seus pais, que estavam em uma reunião separada com funcionários do governo.

Mais de 500 estudantes ganenses que estavam na Ucrânia quando a Rússia invadiu foram para a Polônia e a Romênia. Autoridades dizem que aqueles que desejam voltar para Gana serão levados para casa.

Fontes