Gana reabre fronteiras para impulsionar a economia

Fonte: Wikinotícias

28 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, suspendeu mais medidas de prevenção do COVID-19, como o uso de máscaras, e reabriu as fronteiras terrestres e marítimas que nos últimos dois anos estavam fechadas ao tráfego de pedestres. O afrouxamento das restrições pandêmicas foi saudado como um passo à frente para a recuperação econômica de Gana.

O presidente de Gana disse no domingo que as máscaras não são mais necessárias e que todos os eventos internos podem operar com capacidade total se os participantes forem vacinados contra o COVID.

Ele disse que os visitantes totalmente vacinados não precisam mais apresentar um teste COVID negativo e que o tráfego de pedestres será retomado imediatamente em todas as fronteiras terrestres e marítimas.

Akufo-Addo disse que a taxa de infecção caiu e que o relaxamento das medidas atrairá mais turistas e comércio para fortalecer a economia atingida pela pandemia.

“Foram dois anos difíceis para todos nós e estamos vendo uma luz no fim de um túnel muito longo. À medida que levantamos essas restrições. Agora é a hora de todos nós darmos as mãos, trabalharmos duro e ajudarmos a colocar nossa nação de volta no caminho do progresso e da prosperidade, à medida que retomamos a produção plena e aumentamos a produtividade. Como seu presidente, asseguro-lhe que, mais cedo ou mais tarde, nossa economia se recuperará dos estragos do COVID-19 ”, disse ele.

Akufo-Addo está sob pressão de políticos e comerciantes da oposição para reabrir as fronteiras ao tráfego de pedestres.

Daniel Amartey é economista da Iniciativa Política para o Desenvolvimento Econômico (PIED), com sede em Acra.

Ele disse que a reabertura das fronteiras ajudará muito a injetar mais capital na economia de Gana, criando empregos.

“A reabertura das fronteiras agora é uma boa notícia, porque vai revitalizar as economias das cidades fronteiriças e, principalmente, vai ajudar os comerciantes da capital, Acra e Kumasi. Também melhorará os padrões de vida. Além disso, a receita do governo nas fronteiras aumentará porque haverá movimentação de mercadorias do Togo para o Gana e do Gana para o Togo”, disse Amartey.

Nana Kofi Kwakye é gerente de programa do Aurum Institute Ghana. Ele observa que o afrouxamento das restrições da pandemia vem com risco.

“Deveria haver um impulso maior para níveis mais altos de vacinação. Atualmente, a população vacinada é apenas cerca de 30%, então temos um longo caminho a percorrer e realmente precisamos impulsionar isso. Também precisamos impulsionar as intervenções não farmacêuticas, como uso de máscara, distanciamento físico para garantir que estamos mantendo uma postura de prontidão ”, disse ele.

Cerca de um quarto dos 31 milhões de habitantes de Gana receberam pelo menos uma dose da vacina, mas apenas 16% da população está totalmente vacinada.

As autoridades de saúde de Gana dizem que há uma média de apenas 17 novas infecções por COVID registradas a cada dia.

Mas à medida que o feriado da Páscoa se aproxima, com grandes aglomerações e movimentos de pessoas, os dados e a ciência por trás da decisão do governo serão testados.

Fontes