G7 concorda com preço máximo para petróleo russo refinado

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O grupo G7 concordou na sexta-feira com a imposição de um teto de preço para as exportações de petróleo refinado da Rússia.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse em comunicado que o acordo segue um teto de preço semelhante para as exportações de petróleo bruto da Rússia estabelecido em dezembro e "ajuda a avançar nossas metas de limitar o principal gerador de receita da Rússia".

As autoridades dizem que o limite é de dois níveis - US$ 100 por barril para o diesel russo e outros combustíveis vendidos por mais do que o petróleo bruto e US$ 45 por barril para produtos petrolíferos russos vendidos por menos do que o preço do petróleo.

Anteriormente, a Rússia já havia criticado a imposição de um preço. Os limites de preço ocorrem quando uma proibição da União Europeia às importações de produtos petrolíferos russos deve entrar em vigor no domingo.

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, reuniram-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy anteriormente.

Em uma declaração conjunta na sexta-feira, as autoridades prometeram ajudar a reconstruir a infraestrutura crítica devastada da Ucrânia, fornecendo suporte e serviços de energia para o país “para passar o inverno”.

No entanto, autoridades disseram que não há promessa de adesão rápida da Ucrânia na União Europeia. Kiev se inscreveu para se tornar membro da UE logo após a invasão da Rússia.

"Não há cronogramas rígidos, mas há metas que você deve alcançar", disse von der Leyen na coletiva de imprensa em resposta a uma pergunta sobre a adesão da Ucrânia. Uma das condições para a integração da Ucrânia na UE é a luta contra a corrupção.

Fontes