Furacão Lee alcança categoria máxima

Fonte: Wikinotícias

8 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Lee, que ontem se transformou num furacão categoria 5 poucas horas depois de alcançar a 4, continuará um ciclone poderoso na semana que vem, apesar do NHC não conseguir prever ainda seus impactos nos Estados Unidos.

Apesar do desconhecimento, meteorologistas alertam que isso provavelmente criará condições de praia perigosas e correntes potencialmente fatais para as ilhas e praias ao longo da costa leste dos EUA no início da próxima semana.

Por ora ele continua afetando o norte das Ilhas do nordeste do Caribe, incluindo Porto Rico, onde provoca intensa agitação marítima. E deverá desacelerar consideravelmente à medida que se move para norte e oeste.

Os meteorologistas que observam a tempestade dizem que o seu desenvolvimento foi dramático. Em sua conta na plataforma de mídia social X, a cientista Levi Cowan classificou o fortalecimento de Lee como “um dos episódios de intensificação rápida mais impressionantes” que já viu no Atlântico.

O centro de furações dos EUA também está observando a tempestade tropical Margot mais a leste, no Atlântico, que deverá se fortalecer à medida que se move para oeste e norte nos próximos dias.

Lee é o primeiro furacão da temporada a alcançar a categoria máxima.

Fontes