Saltar para o conteúdo

Furacão Francine chega à Louisiana com ventos de 169 km/h

Fonte: Wikinotícias

11 de setembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Francine ao tocar terra

Uma rajada de vento de 169 km/h foi reportada na Ilha Eugene, após o furacão Francine chegar à comunidade de Terrebonne, no sul da Louisiana, no final desta tarde. Os ventos sustentados registrados foram de 155 km/h, o que coloca o sitema na categoria 2 de furacões da Escala Saffir-Simpson.

Os dados são do NHC (National Hurricane Center; Centro Nacional de Furacões).

Francine serpenteou pelo Golfo do México e hoje cedo havia se transformado num furacão de categoria 1 e à tarde, num de categoria 2.

Na Advertência Número 13 o NHC alertou para a possibilidade de inundações na região sudeste de Lousiana, em boa parte do Mississipi e sudoeste do Alabaman. Nova Orleáns, duramente atingida pelo furacão Katrina em agosto de 2005, também está sob alerta para furacão.

O que é um alerta para furacão?

O NHC emite diversos tipos de alerta, inclusive de maré ciclônica, de tempestade tropical e de furacão.

Maré ciclônica: significa que as pessoas devem ficar atenttas à agitação marítima a inundações costeiras, sendo as chuvas e ventos de menor importância; pouco risco à vida;

Tempestade tropical: significa que as pessoas devem se preparar para chuvas de moderadas a fortes e ventos fortes, de cerca de 65 a 119km/h, com rajadas de mais de 120; risco baixo a moderado à vida;

Furacão: um alerta de furacão é um alerta para tempo severo e significa que as pessoas devem esperar e se preparar para condições meteorológicas extremas, como ventos e chuvas intensas. Não raro furacões de categoria 5 podem alcançar rajadas de vento de 300km/h, o que significa que há grande risco à vida.

Interior dos Estados Unidos

Trajetória do furacão Francine

Depois de tocar solo na Lousiana, o sistema seguirà para os estados do interior dos EU. O Mississippi deverá ser duramente atingido, mas o centro da tempestade chegará também ao Tennessee ou ao Arkanasas, enquanto as bandas de tempestades alcançarão o Alabama, a Geórgia, o Kentucky, o Ilinois, o Missouri e Iowa.


Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]