Frustração na Tailândia com a crise de poluição do ar

Fonte: Wikinotícias
PM2,5 e PM10 em comparação com um fio de cabelo humano

13 de abril de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Desde o final de março de 2024, o nível de poeira PM 2,5 em Chiang Mai, na Tailândia, aumentou a um nível alarmante até se tornar a pior qualidade do ar do mundo.

A partícula PM2,5 pode penetrar profundamente nos pulmões e no cérebro a partir da corrente sanguínea, causando problemas de saúde como doenças cardíacas, pulmonares e morte prematura.

As autoridades atribuíram a neblina recorrente aos incêndios florestais e à queima de terras para cultivo agrícola nas áreas circundantes. A neblina foi particularmente forte este ano, envolvendo os céus de Chiang Mai e cidades próximas com um índice de qualidade do ar superior a 200 em alguns pontos. As pontuações numéricas indicam o nível de poluição do ar com base no Índice Mundial de Qualidade do Ar (AQI), e qualquer valor acima de 100 é considerado prejudicial à saúde – especialmente para grupos sensíveis como aqueles com problemas médicos ou respiratórios.

As autoridades identificaram 500 focos de poluição atmosférica em Abril e mais de 6.000 focos nos países vizinhos da Tailândia, Laos e Myanmar. De acordo com notícias, mais de 30.000 pessoas em Chiang Mai receberam tratamento médico em hospitais locais para doenças relacionadas com a poluição atmosférica PM 2,5 durante o primeiro trimestre do ano. Apesar da tendência preocupante, o governo hesitou em declarar o estado de emergência devido ao seu potencial grave impacto no turismo local.

Isto levou a Northern People’s Network a abrir um processo contra agências governamentais. Seguiu-se a People's Dust Lawsuit Network, que emitiu uma declaração dos cidadãos colocando a cidade numa categoria de zona de poluição atmosférica para “pressionar o governo e as agências estatais relevantes a tomarem medidas mais eficazes na resolução deste problema”.

O aumento contínuo dos níveis de PM 2,5 finalmente levou as autoridades de Chiang Mai a emitir uma directiva autorizando o trabalho a partir de casa na cidade durante três dias, de 9 a 11 de Abril.

Fonte[editar | editar código-fonte]