França evacuando cidadãos do Níger

Fonte: Wikinotícias

1 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A França disse que iniciaria um esforço de evacuação do Níger na terça-feira para seus cidadãos e cidadãos de outras nações europeias, quase uma semana depois que uma junta militar tomou o poder.

O Ministério das Relações Exteriores da França disse em um comunicado que a decisão de realizar as evacuações foi motivada pela violência contra a embaixada francesa em Niamey e pelo fechamento do espaço aéreo do Níger. O ministério disse que os cidadãos franceses não podem deixar o país por conta própria.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse na mídia social na terça-feira que a Itália também está oferecendo a seus cidadãos em Niamey um voo especial de evacuação.

O embaixador dos EUA nas Nações Unidas disse que Washington ainda está avaliando a situação antes de tomar uma decisão final sobre a retirada da assistência militar do Níger.

“Nossa esperança, e no que estamos trabalhando, é que os militares se retirem e permitam que o presidente [Mohamed] Bazoum retome sua autoridade”, disse Linda Thomas-Greenfield a repórteres.

O embaixador do Níger nos Estados Unidos, Mamadou Kiari Liman-Tinguiri, disse na terça-feira: “O presidente Bazoum está fisicamente bem e mentalmente forte. Acompanho a situação com tristeza, como qualquer nigeriano no exterior.”

Líderes militares colocaram Bazoum em prisão domiciliar em 26 de julho e nomearam o general Abdourahamane Tchiani, comandante da guarda presidencial, como seu novo líder na segunda-feira. Os líderes do golpe disseram que estavam agindo em resposta ao que descreveram como uma piora na situação de segurança e a falta de ação do governo contra os jihadistas.

Fontes