Fortes chuvas no estado de São Paulo deixam 24 mortos

Fonte: Wikinotícias

31 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um temporal que começou na noite de sexta-feira (29) atingiu todo o estado de São Paulo. Conforme os volumes de precipitação ocorriam, várias ruas ficaram alagadas. Em Bauru, uma cratera interditou praticamente toda a avenida Rodrigues Alves. Ninguém se feriu.

Pelo menos 24 pessoas morreram no estado até o presente momento. Segundo o Governo do Estado, R$ 15 milhões serão destinados as áreas mais atingidas e 500 pessoas estão desalojadas. O governador João Dória cobrou manifestações do Governo Federal sobre a tragédia. Numa postagem no Twitter, os ministros Tarcísio Gomes de Freitas e Rogério Marinho informaram que irão destinar recursos para o estado mas não disseram quanto é o valor orçamentário e quando que o estado receberá.

ZCAS novamente é a responsável

Deslizamento de terra numa rodovia do estado em 30 de janeiro

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo explicou (em entrevista ao portal g1) que a Zona de Convergência do Atlântico Sul é um evento típico do verão e que se observa em maior ou menor probabilidade, dependendo da concentração de umidade. Porém segundo a Estael Sias meteorologista da MetSul, um rio atmosférico que vai desde o extremo-oeste do oceano Índico até o litoral do Brasil também influenciou o tempo severo no estado.

Mais chuva para o estado até quarta-feira

Até quarta-feira (2 de fevereiro) a Zona de Convergência doo Atlântico Sul e um ciclone extratropical continuarão produzindo muita chuva para o estado e também para o centro-sul do Rio de Janeiro e grande partye de Minas Gerais. Não se descarta o risco de novos alagamentos, deslizamentos de terra e até mesmo ressaca na costa, com ondas que podem passar dos 3 metros de altura.

Fontes