Forças rivais do Sudão declaram cessar-fogo de 72 horas

Fonte: Wikinotícias

22 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As forças do governo do Sudão no norte da África e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido declararam um cessar-fogo de três dias.

Em comunicado divulgado no dia 21, as forças do governo do Sudão anunciaram que iriam cessar-fogo por 72 horas para comemorar o feriado que marca o fim do mês sagrado de jejum muçulmano, o Ramadã.

A declaração de cessar-fogo das forças governamentais ocorreu depois que o RSF anunciou que manteria o cessar-fogo por 72 horas a partir das 6h, horário local, do dia 21.

O Departamento de Estado dos EUA saudou a declaração de cessar-fogo de ambos os lados. O secretário de Estado, Antony Blincoln, disse em comunicado divulgado no dia 21 que havia conversado com os generais de ambos os lados no dia anterior (20) e os instou a observar o cessar-fogo durante este período.

No entanto, o ministro Blincoln destacou que há sérias desconfianças entre os dois lados da guerra, afirmando que o conflito continuará no futuro.

No Sudão, pelo menos 330 pessoas foram mortas e mais de 3.200 ficaram feridas em um conflito de uma semana entre as forças do governo e o RSF.

Notícias relacionadas

Fontes