Forças israelenses realizam operação dentro de hospital em Khan Younis
15 de fevereiro de 2024
Os militares de Israel disseram que estavam conduzindo uma operação na quinta-feira dentro do principal hospital no sul de Gaza, enquanto as autoridades de saúde de Gaza disseram que o fogo israelense matou uma pessoa e feriu várias outras no local.
Um comunicado das Forças de Defesa de Israel disse que os militares tinham informações credíveis “indicando que o Hamas manteve reféns no hospital Nasser em Khan Yunis e que pode haver corpos dos nossos reféns nas instalações”.
“Nossa mensagem para eles é clara: não buscamos causar danos a civis inocentes. Procuramos encontrar nossos reféns e trazê-los para casa”, disse a IDF.
O Ministério da Saúde disse na semana passada que os disparos de israelenses na área impediram as pessoas de sair, enquanto os médicos alertaram que a situação no hospital não era segura.
Os Médicos Sem Fronteiras condenaram a ordem de evacuação e disseram que o seu pessoal no hospital estava tratando pacientes “em condições quase impossíveis”.
“As pessoas foram forçadas a uma situação impossível: ficar no Hospital Nasser contra as ordens dos militares israelenses e tornar-se um alvo potencial, ou sair do complexo para um cenário apocalíptico onde bombardeamentos e ordens de evacuação fazem parte da vida quotidiana”, disse Lisa Macheiner, Coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras em Gaza. “Os hospitais deveriam ser considerados locais seguros e nem deveriam ser evacuados.”
As repetidas evacuações e o movimento da guerra do norte de Gaza em direcção ao sul levaram mais de metade da população de Gaza a procurar refúgio em Rafah, perto da fronteira egípcia.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Israeli Forces Carry Out Operation Inside Khan Younis Hospital — Voz da América, 15 de fevereiro de 2024