Ir para o conteúdo

Floresta de 290 milhões de anos é encontrada fossilizada no Sul do Brasil

De Wikinotícias
Vista da área rural do município de Ortigueira

14 de junho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Fósseis de uma floresta de licófitas foram encontrados dentro de rochas no município de Ortigueira, região dos Campos Gerais do Paraná, Brasil.

O achado dos fósseis ocorreu em 2018 durante um trabalho de campo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade da Califórnia, de Daves, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi liderada por Thammy Ellin Mottin, aluna do doutorado em geologia da UFPR, com a participação de pesquisadores dos EUA. A pesquisa resultou em um artigo que foi publicado no periódico Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, em 2022.

Segundo os pesquisadores, os fósseis possuem aproximadamente 290 milhões de anos e estão bem preservados em rochas localizadas às margens da rodovia PR-340, em Ortigueira. Foram identificadas, pelo menos, 165 indivíduos dessas árvores verticalizadas, com raízes ainda fixadas no substrato. De acordo com os geólogos, só há registros similares no Rio Grande do Sul e na Patagônia, Argentina.

Fontes