Saltar para o conteúdo

Flórida se prepara para próxima rodada de chuvas após enchentes no sul do estado

Fonte: Wikinotícias

14 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os meteorologistas alertaram os moradores da Flórida para se prepararem para inundações repentinas adicionais depois que uma perturbação tropical despejou até 50 centímetros de chuva em partes do sul do estado, com previsão de piora das condições nesta sexta-feira.

O sistema desorganizado de tempestades estava se movendo pela Flórida a partir do Golfo do México na mesma época do início da temporada de furacões, no início de junho, que este ano deverá ser um dos mais ativos da memória recente, em meio a preocupações de que as mudanças climáticas estejam aumentando a intensidade de tempestades.

As chuvas caíram na terça-feira e continuaram até quarta-feira, atrasando voos em dois dos maiores aeroportos do estado e deixando os veículos inundados e presos em algumas das estradas mais baixas da região. Na quinta-feira, os viajantes tentaram salvar seus planos enquanto os moradores limpavam os escombros antes da próxima rodada de chuva.

O Serviço Meteorológico Nacional alertou que quantidades ainda menores de precipitação podem afetar áreas saturadas, causando inundações repentinas na sexta-feira, antes que a região tenha chance de se recuperar.

“Parecia o início de um filme de zumbi”, disse Ted Rico, motorista de um guincho que passou grande parte da noite de quarta-feira e da manhã de quinta-feira ajudando a limpar as ruas de veículos presos. “Tem carros espalhados por todo lado, nas calçadas, no canteiro central, no meio da rua, sem luz acesa. Apenas uma loucura, você sabe. Carros abandonados por toda parte.”

Rico, da One Master Trucking Corp., nasceu e foi criado em Miami e disse estar pronto para a emergência. “Você sabe quando isso vai acontecer”, disse ele. “A cada ano fica pior e, por algum motivo, as pessoas continuam andando pelas poças.”

Filas de passagens e segurança serpenteavam em torno de um saguão doméstico no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood na quinta-feira. Os painéis de viagem mostraram que cerca de metade dos voos de um terminal foram cancelados ou adiados.

Bill Carlisle, suboficial da Marinha de primeira classe, passou a manhã tentando pegar um vôo de volta para Norfolk, Virgínia. Ele chegou ao Aeroporto Internacional de Miami por volta das 6h30, mas 90 minutos depois ainda estava na fila e percebeu que não conseguiria despachar suas malas ou passar pela segurança a tempo de pegar seu voo.

“Era um zoológico”, disse Carlisle, especialista em relações públicas. Ele estava falando em seu nome, não em nome da Marinha. “Não tenho nada contra os funcionários (do aeroporto), eles não podem fazer muita coisa.”

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]