Filipinas comprarão helicópteros dos EUA em vez dos russos

Fonte: Wikinotícias

21 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Filipinas estão em processo de cancelar um contrato para comprar helicópteros militares russos e introduzir aeronaves fabricadas nos Estados Unidos.

O presidente filipino, Ferdinand Marcos, disse a repórteres no dia 20 que "temos um suprimento dos Estados Unidos para substituí-lo e, de qualquer forma, já temos um substituto".

O Ministério da Defesa das Filipinas assinou um contrato de compra com a Rússia de 16 helicópteros Mi-17 fabricados em novembro do ano passado e pagou um adiantamento em janeiro.

No entanto, em julho, o plano de compra de helicópteros foi cancelado devido a uma mudança de prioridades devido à situação internacional.

Na época, o embaixador filipino nos Estados Unidos, José Manuel Romualdez, disse: "A guerra na Ucrânia foi o gatilho para o cancelamento do contrato".

Enquanto isso, a Reuters informou que os comentários do presidente Marcos não confirmaram se um contrato de compra de helicóptero já havia sido assinado entre os Estados Unidos e as Filipinas.

O helicóptero Mi-17 da Rússia foi construído pela antiga União Soviética em 1961 e tem operado cerca de 50 tipos melhorados até agora.

Fontes