Filipinas: tempestade Paeng deixa mais de 100 mortos

Fonte: Wikinotícias

31 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Paeng hoje

A tempestade tropical Paeng já causou a morte de mais de 100 pessoas nas Filipinas. No sábado, inicialmente, havia o registro de 45 óbitos, mas hoje o Rappler reportou que os falecidos já são 101. Equipes de resgate continuam trabalhando em diversas cidades.

Paeng, chamada Nalgae internacionalmente, foi uma tempestade tropical severa que chegou à costa nordeste das Filipinas no sábado, tendo atravessado o país de leste a oeste. O sistema provocou ventos fortes, de cerca de 100km/h, e chuvas intensas, que levaram a enchentes e deslizamentos de terra. Dezoito (18) corpos, incluindo os de algumas crianças, foram recuperados num único deslizamento, na vila de Kusiong, no sul da província de Maguindanao, reporta a Voa News.

Paeng deixou a área de monitoramento do Pagasa, o serviço meteorológico das Filipinas, esta tarde, mas "continuará a trazer fortes chuvas com rajadas de vento, principalmente em Ilocos Sur, La Union, Pangasinan e Zambales devido à sua ampla circulação", informou a Philippine News Agency.

Em seu último boletim, de nº 29, o Pagasa anunciou que a tempestade segue se intensificando no oeste do Mar das Filipinas enquanto segue para uma área do sul da China (veja trajetória aqui).

Mais uma tempestade à vista

O Pagasa monitora agora a tempestade tropical Queenie (veja trajetória aqui), hoje localizada a mais de 600 quilômetros a sudeste de Hinatuan, em Surigao del Sur. Atualmente os sistema ciclônico tem ventos máximos sustentados de 65 km/h, mas pode enfraquecer para uma depressão tropical amanhã e para uma baixa remanescente na quinta-feira ou até antes.

Queenie deverá provocar chuvas, que podem ser localmente fortes, sobre Caraga, Visayas Oriental Central, região de Davao, norte de Mindanao e região de Bicol entre a terça e quinta-feira.

Fontes