Filipinas: PAGASA levanta alerta de El Niño

Fonte: Wikinotícias

4 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) na terça-feira, 2 de maio, elevou o Sistema de Alerta e Alerta El Niño Oscilação Sul (ENSO) para o alerta El Niño.

Com base no monitoramento de condições e previsões de modelos do departamento de meteorologia, indica que uma estação mais quente pode surgir na próxima temporada (junho-julho-agosto) com 80% de probabilidade e pode persistir até o primeiro trimestre de 2024.

No entanto, condições de precipitação acima do normal durante a estação das Monções do Sudoeste (Habagat) ainda podem ser esperadas na parte ocidental do país.

O El Niño é caracterizado por temperaturas da superfície do mar (SSTs) excepcionalmente mais quentes do que a média no Pacífico equatorial central e oriental (CEEP). Aumenta a probabilidade de condições de chuva abaixo do normal, o que pode ter impactos negativos, como períodos de estiagem e secas em algumas áreas do país.

A agência meteorológica encorajou todas as agências governamentais envolvidas e o público em geral a continuar monitorando as atualizações e tomar medidas preventivas contra os impactos iminentes do El Niño.

Anteriormente, o presidente Ferdinand R. Marcos Jr. já orientou as agências envolvidas a traçar planos e implementar uma estratégia de todo o governo para mitigar os efeitos desse fenômeno.

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (NWRB), em resposta, está criando maneiras de armazenar a água da chuva que o país pode usar durante a estação seca.

O presidente também espera resolver a crise hídrica no país após a assinatura de uma ordem executiva que cria o Gabinete de Gestão de Águas (OMM).

Além disso, o governo também assegurou ao público que há um amplo fornecimento de energia elétrica, apesar da proximidade do período de estiagem que pode afetar as usinas hidrelétricas do país.

Para evitar a interrupção do fornecimento de energia, o DOE planeja realizar diversas medidas voltadas para a garantia da eficiência energética com a participação de diversos setores. Uma delas é evitar o desperdício de energia, como o uso eficiente de um sistema de refrigeração durante o verão. Outra é escolher sabiamente e usar dispositivos e aparelhos energeticamente eficientes para reduzir o consumo de energia.

Enquanto isso, para garantir a eficiência energética no setor público, haverá um Comitê Interagências de Eficiência Energética e Conservação aconselhando os escritórios do governo a considerar horários de trabalho flexíveis.

O governo também apresentou medidas para amortecer os possíveis efeitos da seca no setor agrícola.

A Administração Nacional de Irrigação (NIA) formulou soluções de curto, médio e longo prazo. Uma delas é a implementação contínua de um calendário de colheita. Além disso, para áreas de plantio localizadas longe da fonte de irrigação de água, os agricultores serão aconselhados a se concentrar em culturas de alto valor.

Para uma solução de longo prazo, o governo está analisando o esforço de convergência entre a NIA e a Administração Local de Serviços de Água (LWUA) para enfrentar o desafio de gerenciar os recursos hídricos do país.

Todas essas medidas são para garantir que o governo esteja acima da situação e preparado para mitigar os efeitos de longos períodos de seca no país.

Fontes