Filipinas: PAGASA desativa os nomes Egay e Goring para ciclones
9 de abril de 2024
Devido à magnitude e extensão das vítimas e danos relatados a casas, agricultura e infraestrutura, a Administração de Serviços Atmosféricos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) anunciou em janeiro passado o que os nomes "Egay" e "Goring" da lista regular de nomes para ciclones tropicais dentro da Área de Responsabilidades das Filipinas (PAR) não serão mais usados.
Com base nas estatísticas de desastres do Escritório de Defesa Civil (OCD), "Egay" e a Monção Sudoeste resultaram em 30 mortes e um total de danos PHP 15,318 bilhões, enquanto "Goring" e a Monção Sudoeste causaram 2 mortes e os danos atingiram PHP 2,421 bilhões.
Com o descontinuamento dos nomes, o PAGASA usará os nomes substitutos "Emil" e "Gavino" a partir de 2027.
Um nome de ciclone tropical é desativado ou "aposentado" pelo PAGASA se resultar na morte de pelo menos 300 pessoas ou se causar danos a casas, agricultura e infra-estruturas no valor de pelo menos mil milhões de PHP, com base em relatórios oficiais do TOC.
A temporada de tufões no Pacífico oeste se estende ao longo de todo ano, embora a maioria dos ciclones tropicais normalmente se forme na região entre maio e outubro.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) DOST-PAGASA decommissions EGAY and GORING — PAGASA, 23 de janeiro de 2024