Filipe Nyusi diz que Forças de Defesa e Segurança estão a fazer frente ao terrorismo

Fonte: Wikinotícias

26 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Presidente moçambicano confirmou a existência de combates na província de Cabo Delgado e assegurou que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estão a dar a resposta à altura, no momento em que se aguarda a chegada da força de interposição da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Filipe Nyusi falou sobre a situação em Cabo Delgado no discurso comemorativo do 46º. aniversário da Independência Nacional, em Maputo.

"As valentes Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique vão intensificar as acções operativas de caça a esses criminosos, com o apoio necessário da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e outros países amigos e irmãos, sem penhorar a nossa soberania", acrescentou Nyusi, reiterando que o seu Governo nunca recusou apoios dos pareceiros e deu exemplos de ajuda, como dos Estados Unidos.

"Os bons jovens deste país estão em combate, neste momento, celebram o aniversário da independência batendo duro o inimigo no terreno", lembrou o Presidente que destacou o facto da SADC ter garantido na quarta-feira "apoio total a Moçambique, naturalmente com a linha da frente feita pelos moçambicanos".

Na sua intervenção, Nyusi convidou o líder da auto-proclamada Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo, a fazer parte do processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração que está em curso no país.

Fontes