Filósofo Ricardo Vélez Rodríguez é indicado para ministro da Educação

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

23 de novembro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou ontema a indicação do colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, para o ministério da Educação. Ricardo Vélez é atualmente professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

"Velez é professor de Filosofia, mestre em Pensamento Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em Pensamento Luso-Brasileiro pela Universidade Gama Filho e pós-Doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, de Paris, com ampla experiência docente e gestora", informou Bolsonaro pela rede social. O novo ministro já teria se naturalizado brasileiro.

Propostas do novo ministro

O futuro ministro promete em sua gestão "Mais Brasil, menos Brasília", lema do presidente eleito, com ênfase na educação municipal. "Aposto, para o MEC, numa política que retome as sadias propostas dos educadores da geração de Anísio Teixeira, que enxergavam o sistema de ensino básico e fundamental como um serviço a ser oferecido pelos municípios, que iriam, aos poucos, formulando as leis que tornariam exequíveis as funções docentes", mencionou ele.

Vélez também criticou às provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), formuladas pelo Inep. Segundo ele, as provas são complicadas e funcionam como "instrumentos de ideologização do que como meios sensatos para auferir a capacitação dos jovens no sistema de ensino".

Ricardo Vélez Rodríguez nasceu em Bogotá, tem 75 anos, e graduou-se em Filosofia e Teologia. Ele é autor de 30 livros, tendo dedicado sua carreira à docência universitária e à pesquisa.

Ele chegou a ser Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Medellín, entre 1975 e 1978, quando retornou brevemente à Colômbia. Desde 1979, fixou residência no Brasil e deu aulas em universidades do Rio de Janeiro, Londrina e Juiz de Fora.

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit