Fenômeno que confirmou a Teoria da Relatividade completa 100 anos
24 de maio de 2019
Hoje, cem anos atrás, na esteira da Primeira Guerra Mundial, um astrônomo britânico assistiu a um eclipse solar em busca de sinais de que um físico alemão pode estar certo sobre distorções no universo.
As novas e ousadas idéias teóricas pertenceram ao físico alemão Albert Einstein, cujo sobrenome é sinônimo de gênio. A Teoria da Relatividade foi proposta por Einstein em 1915 e é um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.
Mas o nome dele nem sempre produz esse sentimento: as pessoas duvidavam que suas teorias descrevessem a realidade, e foi necessário um experimento especial durante um eclipse solar para cimentar Einstein como uma lenda da física.
Os eclipses solares são tão milagrosos quanto parecem: a cada poucos anos, a lua da Terra é capaz de apagar completamente e com precisão o corpo do sol visto do nosso planeta. Como apontam as fotos tiradas pelo rover Curiosity da NASA em março de 2019, planetas como Marte não têm a mesma sorte, mesmo com duas luas para trabalhar.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Alana Gandra. Fenômeno que confirmou a Teoria da Relatividade completa 100 anos— Agência Brasil, 24 de maio de 2019, às 16h06min
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|