Fed dos EUA aumenta taxa de juros em 0,25 ponto percentual

Fonte: Wikinotícias

22 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Federal Reserve System (Fed), banco central dos Estados Unidos, elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual no dia 22.

Após a reunião regular de dois dias, o Fed anunciou que aumentaria a taxa básica de juros em 0,25. Isso eleva a taxa de juros de referência do Fed para 4,75—5,00%, o nível mais alto desde 2007.

O presidente Jerome Powell mencionou a recente crise bancária em uma entrevista coletiva naquele dia.

O presidente Powell disse que o Fed, juntamente com o Departamento do Tesouro e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), tomou medidas para proteger a economia dos EUA e tornar o público mais confiável no sistema bancário, o que "mostra que os depósitos e sistemas bancários dos estadunidenses são seguros", enfatizou.

O Fed, juntamente com o Departamento do Tesouro, disse que usaria todas as suas ferramentas para ajudar os bancos a manter ativos líquidos e seguros.

O presidente Powell também disse que a inflação está bem acima da meta de 2% do Fed e prometeu se comprometer a conter a inflação.

O FOMC também emitiu um comunicado no mesmo dia e disse que o sistema bancário dos EUA é robusto e resiliente.

Ele disse que não pode garantir aumentos de juros futuros, mas monitorará de perto os dados econômicos e avaliará o impacto na política monetária.

Fontes