Fado declarado Património Imaterial da Humanidade
28 de novembro de 2011
O VI Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO proclamou o Fado como Património Imaterial da Humanidade, decisão tomada por unanimidade em Bali, na Indonésia, pelas 20h15, após a leitura do relatório dos peritos, que haviam considerado a candidatura portuguesa excelente. Após a declaração da UNESCO, António Costa, presente na bancada Portuguesa, usou o telemóvel para que os presentes escuta-sem "Estranha forma de vida", cantada por Amália Rodrigues.
Pedro Santana Lopes, antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, deu a ideia da candidatura, escolhendo Carlos do Carmo e Mariza, fadistas conceituados para embaixadores da candidatura, com uma comissão científica composta por Rui Vieira Nery (Presidente, INET-MD), Salwa Castelo-Branco (INET-MD), Sara Pereira (EGEAC/Museu do Fado), na comissão consultiva, Carlos do Carmo, Gilberto Grácio, Vicente da Câmara, Daniel Gouveia, António Chaínho, a Associação Portuguesa dos Amigos do Fado e a Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado.
A 2 de Maio de 2010 foi apresentada e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Lisboa, e a 1 de Junho apresentada na Assembleia Municipal, onde foi aclamada por todas as bancadas. Posteriormente, a 28 de junho de 2010, foi apresentada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e formalizada junto da Comissão Nacional da UNESCO. Em agosto desse ano, deu entrada na sede da organização, em Paris.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
expresso.pt. Fado é Património Imaterial da Humanidade— expresso.pt, 28 de novembro de 2011
dnoticias.pt. Fado é Património Imaterial da Humanidade— dnoticias.pt, 28 de novembro de 2011
candidaturadofado.com. Apresentação Oficial da Candidatura do Fado— candidaturadofado.com, 28 de novembro de 2011
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|