FMI reduz previsão de crescimento econômico global para 3,2%

Fonte: Wikinotícias
Sede em Washington
Sede em Washington
Estados membros do FMI
Estados membros do Fundo Monetário Internacional
Estados membros do Fundo Monetário Internacional

27 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou sua previsão de crescimento econômico global deste ano para 3,2%.

Este valor divulgado no relatório World Economic Outlook divulgado pelo FMI no dia 26 é 0,4 ponto percentual inferior à estimativa original.

O FMI citou o aperto da política monetária dos EUA em meio à inflação e a desaceleração econômica da China como as principais razões para a revisão para baixo.

Em particular, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou a taxa de crescimento econômico dos EUA para 2,3%, uma queda de 1,4 ponto percentual em relação à previsão anterior. Isso reflete um declínio mais do que o esperado nos gastos do consumidor, à medida que o Federal Reserve dos EUA acelerou as medidas de austeridade.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) também previu que a taxa de crescimento da China será de 3,3%, 1,1 ponto percentual abaixo do original, e apontou que as autoridades chinesas restringiram estritamente a circulação de pessoas como parte da política 'Zero Coronavírus'.

Também reduziu sua previsão de crescimento econômico para os países da União Europeia em 0,2 ponto percentual, para 2,6%, explicando que isso se deve em parte ao efeito da primeira alta de juros do Banco Central Europeu em 11 anos.

Enquanto isso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou a interrupção repentina das exportações de gás da Rússia para a Europa e o agravamento da crise imobiliária na China como fatores de risco adicionais que podem afetar a economia global este ano.

Fontes