FMI anuncia possibilidade de contração de até 7% no PIB global

Fonte: Wikinotícias

17 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sede em Washington
Sede em Washington
Estados membros do FMI
Estados membros do Fundo Monetário Internacional
Estados membros do Fundo Monetário Internacional

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que graves interrupções na economia global podem reduzir o produto interno bruto global em até 7%.

O FMI apontou em seu relatório que a economia global alcançou a integração econômica ao longo de décadas, mas agora há preocupações crescentes com as divisões geográficas e econômicas.

“A pandemia de COVID-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia testaram ainda mais as relações internacionais e fomentaram o ceticismo sobre os benefícios da globalização”, disse ele.

Em particular, foi analisado que se ocorrer mesmo desacoplamento do setor de tecnologia em alguns países, a redução resultante na produção global pode chegar a 8 a 12%.

A explicação é que, embora as sanções aumente muito as perdas, quanto mais profunda a divisão, maior o custo. O FMI disse em seu relatório que o aprofundamento dos laços comerciais até agora contribuiu significativamente para reduzir a pobreza em todo o mundo e que os preços mais baixos também beneficiaram os consumidores de baixa renda nos países desenvolvidos.

No entanto, o desaparecimento desses vínculos comerciais teria "um impacto pior sobre os consumidores menos ricos em países de baixa renda e países desenvolvidos".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) diz que a fragmentação limitada por si só poderia reduzir o PIB global em 0,2%.

Fontes