FMI amplia apoio financeiro a países pobres

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Brasil • 29 de julho de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou uma série de medidas para captar recursos entre os países membros e repassá-los, por meio de empréstimos, aos países pobres, de modo a prestar-lhes socorro financeiro durante a atual crise mundial, de acordo com informe divulgado hoje (29) pela diretoria executiva do Fundo.

Na nota, o diretor gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, diz que a instituição financeira multilateral pode emprestar até US$ 17 bilhões, nos próximos cinco anos, aos países mais pobres da África Subsaariana e de outras partes do mundo. Dos recursos, US$ 8 bilhões podem ser desembolsados até 2011.

Segundo Dominique, “trata-se de um reforço sem precedentes do apoio que o FMI dá aos países carentes”. Ele disse que a medida é uma resposta à crise econômica mundial, que foi um “duro golpe” para todos, particularmente para as nações pobres.

Ele disse que o FMI mais que dobrou os recursos para assistência financeira aos países pobres e que os novos recursos e mecanismos mais ágeis de liberação deverão contribuir para impedir que milhões de pessoas retornem à situação de pobreza.

Fontes