FMI alerta para economia global “mancando”

Fonte: Wikinotícias
Ajay Banga

11 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sede em Washington
Sede em Washington
Estados membros do FMI
Estados membros do Fundo Monetário Internacional
Estados membros do Fundo Monetário Internacional

Os principais economistas reuniram-se em Marraquexe, Marrocos, na terça-feira para a conferência anual do Fundo Monetário Internacional.

“A economia global está mancando, não acelerando”, disse o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, aos repórteres na terça-feira.

O FMI prevê que o crescimento econômico global desacelerará em 2024 para 2,9%, face aos 3% deste ano. Afirma que a recessão se deve, em parte, à emergência de blocos geopolíticos, que sufocam o comércio livre em todo o mundo.

A invasão da Ucrânia por Moscou em 2022 desempenhou um papel importante, afirma o FMI. E analistas dizem que a guerra entre Israel e os insurgentes do Hamas poderá aumentar ainda mais o custo do petróleo em todo o mundo.

“É uma tragédia humanitária e um choque econômico de que não precisamos”, disse o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, à Reuters na terça-feira.

Os preços do petróleo já subiram cerca de 4% nos últimos dias, à medida que o conflito sangrento se desenrola em Gaza.

É “muito cedo” para saber como a violência afetará as economias no exterior, disse Gourinchas. A incerteza pareceu ser um tema durante toda a conferência. “É muito cedo para tirar conclusões precipitadas aqui”, disse ele, alertando contra o pânico.

Mas se os combates em Israel se prolongarem, disse ele, o custo do petróleo poderá subir 10%, o crescimento econômico global poderá sofrer um impacto de 0,15% e a inflação poderá subir 0,4%.

A economia mundial tem demonstrado “notável resiliência”, observou Gourinchas.

O FMI espera que a economia dos EUA cresça 2,1% este ano e 1,5% no próximo ano – um aumento em relação ao 1% inicialmente previsto.

A economia da zona euro – o grupo de 20 países europeus cuja moeda oficial é o euro – deverá crescer apenas 0,7% este ano e 1,2% em 2024, afirmou o FMI. Até mesmo a economia alemã – uma das maiores do Ocidente – deverá diminuir este ano.

A economia chinesa, atrás apenas da dos EUA, deverá crescer 5% este ano e 4,2% no próximo ano. Estes números são uma descida das previsões do FMI há apenas alguns meses.

O comércio global, disse o FMI, crescerá 0,9% este ano e 3,5% em 2024. Nas décadas de 2000 e 2010, a média anual foi de 4,9%.

Fontes