Expresso de Copenhaga: de Quioto a Copenhaga sem emissões de carbono
7 de novembro de 2009
A União Internacional dos Caminhos-de-Ferro (UIC), em parceria com o Programa das Nações para o Ambiente (PNUE) e o WWF criou uma linha especial para comemorar a Conferencia de Copenhaga, ligando as duas cidades por uma viagem especial de comboio, com a extensão de 9000 quilómetros, sempre em linhas eletrificadas, pelo percurso do Transiberiano, via Vladivostok, Moscovo/Moscou, Poznan, Berlim e Bruxelas, isento de emissões de carbono. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para os efeitos visíveis na paisagem das alterações climáticas e do aumento da temperatura do planeta, e durante a viagem ocorrerá um conjunto de iniciativas de sensibilização.
Esta iniciativa conta já com mais de 400 participantes inscritos, entre ambientalistas, políticos, homens de negócios e jornalistas, que terão a oportunidade de participar numa conferência que durará 12 horas, trocando ideias e discutindo em grupos de trabalho aquilo que os organizadores consideram como a “mobilidade sustentável”, alertando igualmente para as questões relativas à mobilidade mundial, e o papel que o setor ferroviário pode ter num sistema global menos agressivo para o ambiente.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Carlos Cipriano. Um comboio de Quioto a Copenhaga para ajudar a “fechar o acordo”— Publico, 7 de novembro de 2009
UN news center. All aboard the UN Kyoto-Copenhagen express for climate change— UN News center, 7 de novembro de 2009
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|