Explosão deixa um saldo de pelo menos cinco mortos na Colômbia

Fonte: Wikinotícias

19 de março de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cinco pessoas morreram e perto de 11 ficaram feridas, entre elas um menino, depois da explosão de uma bomba de fabricação caseira que estava dentro de um saco de lixo, no porto de Buenaventura, departamento do Vale do Cauca, na parte ocidental da Colômbia. O facto ocorreu às 07:40 hora local (12:40 UTC) da sexta-feira (16), causando grande estrago em lojas e residências que se localizavam próximas da explosão.

A Polícia Nacional informou que entre os mortos estão dois policiais que se deslocavam com suas motocicletas realizando um patrulhamento e dois civis que transitavam pelo lugar. Algumas pessoas ficaram gravemente feridas, incluindo um terceiro policial que apresenta mutilação em um de seus braços.

As autoridades não puderam determinar as motivações do atentado nem os autores, para os quais se ofereceu uma recompensa de 50 milhões de pesos (US$ 22.700) por informações que permitam a captura dos responsáveis. O governador do Vale do Cauca, Angelino Garzón, afirmou que pode tratar-se de uma disputa territorial entre a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), narcotraficantes e alguns desmobilizados das antigas Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

Durante o último ano se registraram sete atentados neste porto do Pacífico colombiano. Uma hora antes deste atentado, outra explosão, em Cajamarca (Tolima), destruiu um ônibus estacionado e causou danos materiais, mas não houve vítimas fatais.

Fontes