Ex-vice-ministro iraniano é enforcado por espionagem

Fonte: Wikinotícias

14 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um ex-vice-ministro iraniano da defesa condenado à morte por espionagem foi executado.

O judiciário iraniano emitiu um comunicado no dia 13 e anunciou que “a sentença de Alireza Akbari, ex-vice-ministro da Defesa, que conspirou com a agência de inteligência britânica MI-16, foi executada”.

O órgão de comunicação oficial do judiciário iraniano informou no dia 14 que o ex-ministro foi enforcado sem revelar a data ou o local da execução.

O ex-vice-ministro, que tem dupla cidadania no Reino Unido, liderou a cooperação com as Nações Unidas durante a guerra Irã-Iraque de 1988 para obter um cessar-fogo e é conhecido por ter estado envolvido nas negociações nucleares de 2015 entre o Irã e o Ocidente.

O ministério de inteligência do Irã afirma que vazou informações falsas para o ex-vice-ministro e descobriu suas possíveis atividades de espionagem.

Akbari, que foi preso em 2019, negou as acusações de espionagem.

No dia 12, a mídia estatal iraniana divulgou um vídeo editado mostrando ele confessando seus crimes.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, denunciou a notícia da execução como "um ato insensível e covarde perpetrado por um regime bárbaro", dizendo que os governantes do Irã não respeitam os direitos humanos de seu povo.

O secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly, alertou que o regime iraniano será responsabilizado pelas execuções.

Fontes