Ex-secretário geral do PT deve prestar depoimento nesta terça-feira para parlamentares brasileiros

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 19 de julho de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Está previsto que o ex-secretário geral do Partido dos Trabalhadores (PT), Silvio Pereira, prestará depoimento nesta terça-feira (19) para Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Correios. Ele prestará depoimento na condição de investigado, e por isso não estará obrigado a responder a todas as perguntas. A garantia foi concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deferiu o pedido de habeas corpus, feito semana passada, pelo ex-secretário e pelo ex-tesoureiro, Delúbio Soares.

O relator da CPI, o deputado Osmar Serraglio (PMDB, PR), disse que mesmo com esses habeas corpus poderemos aproveitar os depoimentos. Se deixarem de responder a alguma pergunta, saberemos que eles poderiam estar se incriminando.

A CPI também deve ouvir mais uma vez o empresário Marcos Valério, suspeito de ser o operador do mensalão, nesta quinta-feira (21). O novo depoimento foi requisitado porque ele e Delúbio Soares apresentaram uma nova versão para a imprensa e em depoimento para o procurador-geral da República, na semana passada. Ambos admitiram um esquema de empréstimos para custear as campanhas eleitorais do PT.

A CPI recebeu cópias dos depoimentos na segunda-feira (18). O senador Alvaro Dias (PSDB, PR), que faz parte da comissão, disse que o conteúdo dos depoimentos feitos para a Procuradoria Geral da República é semelhante ao das entrevistas concedidas à imprensa. Ele disse que hoje (19) deve chegar o resto dos documentos do Banco do Brasil e do Banco Rural referentes às quebras de sigilo bancário solicitadas pela CPI, incluindo aqueles sobre o empresário Marcos Valério e suas empresas.

O senador disse que são muitos documentos e que na lista que Marcos Valério entregou ao procurador-geral, com os nomes das pessoas que supostamente sacaram dinheiro das contas de suas agências de publicidade, não há nome de nenhum parlamentar.

Fontes