Ex-primeiro-ministro paquistanês Khan é libertado

Fonte: Wikinotícias

14 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Suprema Corte do Paquistão concedeu fiança ao ex-primeiro-ministro Imran Khan. Ele foi para sua cidade natal, Lahore, sob forte esquema de segurança após a decisão do tribunal.

O ex-primeiro-ministro Khan, que recebeu várias acusações, incluindo corrupção e terrorismo, visitou o Supremo Tribunal de Islamabad no dia 9 para solicitar fiança e foi preso na entrada do tribunal.

Em uma entrevista coletiva no dia 9, a ministra do Interior do Paquistão anunciou que o ex-primeiro-ministro Khan havia sido preso por não comparecer, apesar de várias notificações.

No entanto, a Suprema Corte do Paquistão decidiu no dia 11 que o método de execução do mandado de prisão era inválido.

Após a prisão, os protestos liderados por apoiadores continuaram em todo o Paquistão. As autoridades paquistanesas dizem que pelo menos oito pessoas foram mortas e centenas foram presas até agora, à medida que os protestos se intensificam.

O ex-primeiro-ministro Khan foi deposto em um voto de desconfiança no parlamento em abril do ano passado. Mas o ex-primeiro-ministro Khan insiste que a derrubada do parlamento foi ilegal e que o Ocidente estava por trás disso.

Fontes