Ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, comemora 99º aniversário mediante cuidados paliativos

Fonte: Wikinotícias
Foto oficial de Jimmy Carter

1 de outubro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sete meses depois de entrar em cuidados paliativos em fim de vida, o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e sua esposa Rosalynn fizeram uma rara aparição surpresa durante um festival de amendoim em sua cidade natal, Plains, Geórgia.

Eles acenaram para o público, marcando o início de uma semana de comemoração do 99º aniversário de Jimmy Carter no domingo – um marco que poucos pensavam que o presidente dos EUA com vida mais longa poderia alcançar.

A CEO do Carter Center, Paige Alexander, disse que continua a ter conversas telefônicas ocasionais com Carter. “A última vez que conversamos, ele não me perguntou sobre política, não me perguntou sobre nada, exceto números do verme-da-guiné”.

Numa conferência de imprensa em 2015, anunciando que estava a lutar contra um cancro potencialmente fatal, do qual se recuperou, Carter expressou o seu maior desejo: “Quero que o último verme-da-guiné morra antes de mim”.

Quando o Carter Center atacou o verme-da-guiné na década de 1980, havia 3,5 milhões de casos em 21 países. Alexander diz que a erradicação completa da doença tropical negligenciada está agora mais próxima do que nunca. “Reduzimos para seis casos humanos em dois países”, diz ela.

“Quando falei com ele pela última vez para lhe desejar um feliz aniversário, ele disse: 'Não tenho certeza de quão feliz é estar completando 99 anos'. Seu corpo está falhando. Ele não tem as mesmas habilidades físicas que costumava ter, mas mentalmente, ele permanece bastante afiado, e acho que isso o faz continuar”, disse Alexander.

Ela observa que Carter está ciente e grato pela contínua manifestação de apoio e admiração. “Acho que pode ser o molho especial que o mantém ativo agora. Isso e sorvete de manteiga de amendoim”, disse ela.

É uma sobremesa especial que Alexander diz que os Carters desfrutam juntos, às vezes rodeados pela família, na pequena comunidade que chamam de lar desde a década de 1920.

“Eles estão exatamente onde querem estar – juntos… em sua cidade natal, Plains, Geórgia”, diz Alexander.

Fontes