Ex-ministro de Chávez e Maduro preside o novo poder eleitoral na Venezuela

Fonte: Wikinotícias

5 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pedro Calzadilla, ex-ministro da Cultura e Educação Universitária dos governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, presidirá a diretoria do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) recentemente eleito pelo Parlamento venezuelano, com esmagadora maioria pró-governamental.

Calzadilla foi o responsável por revelar a composição do conselho de administração numa conferência de imprensa onde esteve acompanhado pelos outros quatro novos reitores principais da organização. Enrique Márquez, ex-deputado e líder do partido social-democrata Un Nuevo Tiempo, ocupará a vice-presidência da CNE.

O Parlamento venezuelano, considerado ilegítimo pelos Estados Unidos e dezenas de governos ao redor do mundo, essencialmente da América e da Europa, nomeou a nova CNE na terça-feira em sessão especial realizada em Caracas.

O conselho de poder eleitoral de cinco membros agora inclui três figuras com histórico político vinculado ao Partido Socialista Unido da Venezuela, no poder. Além de Calzadilla, a reitora Tania D'Amelio e o ex-constituinte Alexis Corredor estão entre os selecionados.

O conselho de administração também é composto por dois funcionários dissidentes do governo de Maduro: Márquez, que foi vice-presidente da Assembleia Nacional em 2016; e Roberto Picón, engenheiro de sistemas e ex-assessor eleitoral da plataforma unitária da oposição venezuelana.

Fontes