Evo Morales entrega títulos de terras confiscadas na Bolívia a indígenas
16 de março de 2009
O presidente da Bolívia, Evo Morales, transferiu ontem (15) para agricultores indígenas a posse de milhares de hectares de terras recém-confiscadas de latifundiários. Ele afirmou que, a partir de agora, o país começa a por fim “ao latifúndio e à escravidão dos índios guaranis”. As informações são da BBC Brasil.
Ao todo, o líder boliviano entregou 34 escrituras de terrenos durante uma solenidade no Alto Parapetí, na província de Santa Cruz, onde Morales enfrenta forte oposição a suas reformas.
Ele afirmou que seu governo vai respeitar a propriedade privada, mas advertiu que os latifundiários “que não estão interessados na igualdade devem mudar sua forma de pensar”, além de “se concentrar mais nas necessidades do país do que no dinheiro”.
A entrega dos terrenos foi feita poucas semanas depois que a Bolívia aprovou uma nova Constituição que limita o tamanho das propriedades e prevê maior controle do Estado sobre os recursos naturais do país. A Carta dá ainda mais direitos para os 36 grupos indígenas da Bolívia.
O documento foi aprovado por cerca de 60% do eleitorado em um referendo em janeiro, mas rejeitado em regiões ricas que se opõem a Morales.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Evo Morales entrega títulos de terras confiscadas a indígenas — Agência Brasil, 16 de março de 2009.
- BBC Brasil. Morales repassa terras e diz que é "começo do fim do latifúndio" — Folha Online, 15 de março de 2009.
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|