Europa: Agnes, a primeira tempestade da temporada 2023-24, é nomeada pelo Met Office

Fonte: Wikinotícias

25 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


O Met Office do Reino Unido nomeou esta manhã Agnes, a primeira tempestade no noroeste da Europa da temporada de tempestades de 2023-2024. Trata-se de um ciclone extratropical já em formação sobre o Atlântico a cerca de 1.200 km a noroeste dos Açores que seguirá para nordeste.

Segundo o Met Office, Agnes atingirá as áreas ocidentais da Irlanda e do Reino Unido na quarta-feira, com os ventos mais fortes provavelmente nas costas do Mar da Irlanda, embora seja um dia com muito vento em todo o Reino Unido.

O meteorologista chefe do Met Office, Steve Ramsdale, alertou: “Embora a trajetória precisa e a profundidade da tempestade Agnes ainda estejam sendo determinadas, há uma grande probabilidade de rajadas de vento em torno de 50 a 60 mph (entre 75 e 100km/h) em algumas áreas do interior. As áreas costeiras expostas podem ter rajadas de 65-75 mph (entre 100 a 120km/h), com uma pequena chance de alguns lugares atingirem cerca de 80 mph (130km/h).

“Além de ventos muito fortes para muitos, a tempestade Agnes também trará chuvas fortes, com os totais mais elevados mais prováveis ​​na Escócia, norte da Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Cerca de 60 mm de chuva são possíveis em alguns lugares em terrenos elevados na Escócia, " disse Ramsdale também.

Nos Açores

A frente fria associada ao sistema também provocará chuva nos Açores, Portugal, entre amanhã e quarta feira, apesar de seu centro passar a quase 500km a norte da Ilha das Flores..

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes