Etiópia prende jornalista francês

Fonte: Wikinotícias

27 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um jornalista francês em missão na Etiópia está sob custódia depois de ter sido detido na capital, Adis Abeba.

Antoine Galindo, que trabalha para o meio de comunicação social Africa Intelligence, com sede em Paris, foi detido num hotel enquanto entrevistava Bate Urgessa, porta-voz do partido da oposição Frente de Libertação Oromo (OLF).

A polícia também deteve Bate, de acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas ou CPJ.

A polícia acusou o repórter de “conspiração para criar o caos”. No sábado, um tribunal ordenou que o jornalista fosse detido até 1º de março.

Angela Quintal, que dirige o programa do CPJ para África, disse que o paradeiro de Galindo foi desconhecido durante um dia e que a polícia e os serviços de inteligência inicialmente negaram que ele estivesse sob custódia.

“A polícia pediu duas semanas para investigar mais detalhadamente o caso. Eles também queriam ter acesso ao telefone dele e o juiz deu-lhes uma semana”, disse Quintal.

A Africa Intelligence, num comunicado, disse que um advogado da publicação participou da audiência no sábado. A publicação acrescentou que “condena a prisão injustificada… e apela à libertação imediata”.

Galindo viajou para a Etiópia em 13 de fevereiro para cobrir a cimeira da União Africana e outras missões de reportagem local, de acordo com o seu empregador.

Grupos internacionais de defesa da liberdade de imprensa condenaram a prisão e apelaram às autoridades etíopes para libertarem Galindo.

Fontes[editar | editar código-fonte]