Saltar para o conteúdo

Etiópia evacua 80 mil pessoas após terremotos e temores de erupção vulcânica

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo da Etiópia disse que está evacuando aproximadamente 80.000 pessoas após uma série de terramotos de pequena escala nas regiões de Afar, Oromia e Amhara.

Pelo menos 10 terremotos foram relatados na Etiópia desde sexta-feira, e há sinais de possível atividade vulcânica.

Os últimos terremotos abalaram o distrito de Awash Fentale, que se estende entre as regiões de Afar e Oromia, às 3h52 de sábado.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registou um terramoto de magnitude 5,8 a cerca de 56 quilómetros (35 milhas) a sudeste de Ambosa, na região de Oromia, nas primeiras horas de sábado.

Atalay Ayele, chefe do Departamento de Sismologia e professor de ciências sísmicas na Universidade de Adis Abeba, diz que o epicentro ocorreu no meio da montanha Dofen, distrito de Awash Fentale, na região de Afar.

Poucas horas depois, um segundo tremor, medido em 4,7, foi relatado a cerca de 10 quilômetros (6 milhas) a leste de Awash, na região de Afar.

“Os eventos estão aumentando em tamanho e frequência de tempos em tempos. Em particular, esta semana, os dados mostram que ocorreu um terremoto de até 5,8 na escala Richter”, segundo comunicado divulgado pelo governo federal no sábado.

O terremoto foi sentido na capital, Adis Abeba, e em cidades como Adama e Metehara. Os moradores que moram em condomínios e prédios altos também sentiram isso, dizem os relatórios.

Cerca de duas dúzias de terremotos e réplicas foram relatados no distrito de Awash Fentale desde setembro, de acordo com moradores e autoridades.

Na região de Afar, tremores frequentes criaram uma cratera natural de águas termais que está supostamente se alargando.

Nenhuma vítima foi relatada, mas os terremotos danificaram dezenas de casas em Afar.

Medos de erupções vulcânicas

O tremor de sexta-feira em Afar resultou em temores de erupções vulcânicas depois que a fumaça saiu das aberturas do vulcão Dofen, sinalizando atividade vulcânica potencial.