Estudo dos EUA culpa saída rápida de tropas pelo colapso das forças afegãs

Fonte: Wikinotícias

18 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um relatório oficial da agência dos EUA culpou o súbito desaparecimento das forças de segurança afegãs em agosto de 2021 principalmente pela decisão de Washington de retirar rapidamente as forças armadas americanas, levando à tomada do Afeganistão pelo Talibã.

O Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR), encarregado de monitorar os eventos no país devastado pela guerra, divulgou na quarta-feira o que disse ser o primeiro relatório do governo dos EUA sobre como e por que as Forças de Defesa e Segurança Nacional Afegãs (ANDSF) desmoronaram. abruptamente.

A ANDSF de 300.000 membros, que havia recebido bilhões de dólares em treinamento e equipamentos dos EUA ao longo de duas décadas, desmoronou sem oferecer nenhuma resistência significativa diante de uma ofensiva insurgente relâmpago de 11 dias que trouxe quase todo o país, incluindo a capital, Cabul, sob controle do Talibã em 15 de agosto.

“(O) SIGAR descobriu que o fator mais importante no colapso das Forças Nacionais de Defesa e Segurança afegãs em agosto de 2021…”, disse o relatório.

O presidente Joe Biden e seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump, que chegaram a um acordo com o Talibã em fevereiro de 2020 para retirar as tropas americanas e aliadas e encerrar a mais longa guerra dos EUA, não apenas anunciaram prazos para a saída das tropas, mas os militares dos EUA reduziram significativamente seus apoio no campo de batalha das forças afegãs, deixando-os sem o apoio crucial dos ataques aéreos americanos. A avaliação do SIGAR é baseada em parte em entrevistas com ex-funcionários do governo afegão e dos EUA e líderes militares.

“Construímos esse exército para funcionar com apoio de empreiteiros. Sem ele, não pode funcionar. Fim de jogo… quando os empreiteiros saíram, foi como se tivéssemos tirado todos os gravetos da pilha de Jenga e esperássemos que continuasse”, disse um ex-comandante dos EUA no Afeganistão ao SIGAR.

Ex-generais afegãos disseram à agência que a maioria dos helicópteros UH-60 Black Hawk fabricados nos EUA foram aterrados logo após a retirada de empreiteiros americanos na primavera de 2021, incluindo aqueles que realizavam manutenção nos helicópteros.

“Em questão de meses, 60% dos Black Hawks foram presos, sem nenhum plano do governo afegão ou dos EUA para trazê-los de volta à vida”, disse um general afegão ao monitor americano. Como resultado, soldados afegãos em bases isoladas estavam ficando sem munição ou morrendo por falta de capacidade de evacuação médica, segundo o relatório. Ele observou que o acordo EUA-Talibã e o subsequente anúncio de retirada degradaram o moral da ANDSF, com alguns oficiais do exército afegão denunciando o pacto como “um catalisador para o colapso.”

Em 2019, os militares dos EUA realizaram 7.423 ataques aéreos contra insurgentes, o maior número em uma década. Em 2020, os EUA realizaram 1.631 ataques aéreos, com quase metade ocorrendo nos dois meses anteriores ao acordo EUA-Talibã. Um ex-comandante de operações especiais afegãs disse ao SIGAR que “da noite para o dia … 98% dos ataques aéreos dos EUA cessaram.”

Oficiais militares afegãos foram citados dizendo que o impacto psicológico do acordo foi tão grande que o soldado médio mudou para o “modo de sobrevivência e tornou-se suscetível” a aceitar outras ofertas, sabendo que não era o vencedor. O acordo também introduziu uma tremenda incerteza no relacionamento EUA-Afegão, de acordo com as descobertas do SIGAR.

Fontes