Estados Unidos planejam retornar à UNESCO

Fonte: Wikinotícias

12 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos planejam voltar a integrar a organização da UNESCO a partir de julho, anunciou a entidade cultural das Nações Unidas na segunda-feira.

Washington retirou-se da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em dezembro de 2018 sob o presidente Donald Trump por alegações de preconceito contra Israel e má administração.

No entanto, em carta enviada à diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a forma como a entidade tem enfrentado os desafios nos últimos anos.

Azoulay foi eleito diretor da UNESCO em novembro de 2017 e tem liderado esforços para reduzir as tensões políticas e encontrar consenso nas questões mais delicadas, como o Oriente Médio.

O retorno dos Estados Unidos foi possível graças a um acordo do Congresso em 2022 que autorizou contribuições financeiras à UNESCO. Os EUA forneceram um quinto dos fundos da agência. Washington devia US$ 542 milhões quando se retirou em 12 de outubro de 2017.

Israel também se retirou da UNESCO ao mesmo tempo que os Estados Unidos. Azoulay elogiou a reincorporação dos Estados Unidos em um comunicado, dizendo que "é um forte ato de confiança na UNESCO e no multilateralismo".

Fontes