Estados Unidos faz retirada parcial de tropas no Iraque

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

29 de junho de 2009

Tropas dos EUA no sudeste do Iraque.

Parte das tropas estadunidenses estão deixando as áreas urbanas do Iraque. Este, a partir de quarta-feira (1), receberá segurança apenas do Exército e de forças locais. A retirada parcial é resultado de um acordo feito entre Washington e Bagdá no final de 2008. Pelo acordo, os EUA têm que se retirar do país antes de julho deste ano, e antes de janeiro de 2012.

O governo iraquiano prepara reforços contra possíveis atos terroristas na véspera da saída dos estadunidenses. Policiais e militares estão estalando-se pelas principais zonas da capital Bagdá e do interior. Em clima de celebração, visto que a partida das tropas estadunidenses — que ocupavam o território desde março de 2003 — era um desejo do povo iraquiano. Amanhã dia 30 — fim do prazo para a retirada dos soldados — será feriado nacional. Bandeiras nacionais são carregadas pela população, e em outras regiões até artistas participam do movimento.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati