Estados Unidos faz retirada parcial de tropas no Iraque

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

29 de junho de 2009

Tropas dos EUA no sudeste do Iraque.

Parte das tropas estadunidenses estão deixando as áreas urbanas do Iraque. Este, a partir de quarta-feira (1), receberá segurança apenas do Exército e de forças locais. A retirada parcial é resultado de um acordo feito entre Washington e Bagdá no final de 2008. Pelo acordo, os EUA têm que se retirar do país antes de julho deste ano, e antes de janeiro de 2012.

O governo iraquiano prepara reforços contra possíveis atos terroristas na véspera da saída dos estadunidenses. Policiais e militares estão estalando-se pelas principais zonas da capital Bagdá e do interior. Em clima de celebração, visto que a partida das tropas estadunidenses — que ocupavam o território desde março de 2003 — era um desejo do povo iraquiano. Amanhã dia 30 — fim do prazo para a retirada dos soldados — será feriado nacional. Bandeiras nacionais são carregadas pela população, e em outras regiões até artistas participam do movimento.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati