Estados Unidos atacam carro com explosivos em Cabul

Fonte: Wikinotícias

29 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo neste domingo (29), contra um veículo que alegadamente tinha explosivos e se dirigia ao aeroporto de Cabul, após alertas de um ataque iminente na área.

O capitão Bill Urban, porta-voz do Comando Central, disse que “as forças militares americanas realizaram um ataque aéreo de autodefesa não tripulado sobre o horizonte contra um veículo em Cabul, eliminando uma ameaça iminente do ISIS-K (Estado Islâmico Khorasan) ao Aeroporto Internacional Hamad Karzai”.

“Estamos confiantes de que atingimos a meta com sucesso e explosões secundárias no veículo indicaram a presença de uma quantidade substancial de material explosivo”.

O Estado Islâmico Khorasan assumiu a responsabilidade pelo ataque suicida nos arredores do aeroporto que matou 13 militares americanos e, pelo menos 170 afegãos, na quinta-feira (26).

Na sexta-feira (27), um ataque aéreo nos Estados Unidos matou dois membros do grupo terrorista.

A embaixada dos Estados Unidos em Cabul instou os cidadãos dos Estados Unidos a deixarem as proximidades do aeroporto, depois de ontem o Presidente Joe Biden ter avisado que um novo ataque provavelmente ocorrerá nas próximas 24 a 36 horas.

Os avisos de ataques adicionais surgem quando os Estados Unidos e seus aliados aproximam-se do fim da operação da evacuação de seus cidadãos e afegãos que fogem do Talibã.

“Este é o momento mais perigoso uma missão já extraordinariamente perigosa, estes últimos dias”, admitiu hoje o secretário de Estado Antony Blinken em entrevista ao programa “This Week”, na cadeia televisiva ABC.

O senador republicano Ben Sasse, também na ABC, criticou o plano de evacuação do Governo Biden.

“Claramente não há um plano. Não houve nenhum plano. O plano deles basicamente tem sido uma conversa feliz”, disse Sasse, acrescentando que "pessoas morreram e vão morrer porque o Presidente Biden decidiu confiar numa conversa alegre em vez da realidade".

A Casa Branca informou que cerca de 2.900 pessoas foram evacuadas de Cabul nas últimas 12 horas e que desde o passado dia 14 de agosto foram retiradas do país 114 mil pessoas.

Também hoje, em entrevista à Fox News, o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan reiterou que o Presidente Biden "não vai parar" até fazer o grupo terrorista Estado Islâmico pagar pelo ataque da semana passada.

Fonte