Estados Unidos acertam satélite defeituoso
21 de fevereiro de 2008
Conforme as autoridades norte-americanas, um míssil acertou o satélite USA 193, que teria perdido o controle logo após o seu lançamento, em 2006. Segundo o governo dos EUA, o satélite possuiria combustível tóxico, a hidrazina.
Rússia e China se opuseram ao feito, alegando que tratava-se de um teste balístico americano, já que os EUA opuseram-se a um feito semelhante, realizado pela China, em 2007.
A operação custou entre 40 e 60 milhões de dolares e segundo o Pentágono, eles não tem certeza que destruíram o satélite, "Até agora não vimos mais que uma bola de futebol" disse o chefe adjunto do Estado-maior conjunto norte-americano, general James Cartwright, e ainda disse que "Há um alto grau de certeza de que atingimos o tanque, mas ainda não podemos afirmar de maneira concreta".
Fontes
- Folha Online. EUA acertam míssil contra satélite defeituoso — Folha Online, 21 de fevereiro de 2008.
- BBC Brasil. EUA acertam míssil contra satélite defeituoso — Portal Terra, 21 de fevereiro de 2008.
- Folha Online. Míssil dos EUA atinge com sucesso satélite espião — Folha Online, 21 de fevereiro de 2008.
- Folha Online. Satélite ficou do tamanho de uma bola de futebol, dizem EUA — Folha Online, 21 de fevereiro de 2008.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|