Estados Unidos: Invasão russa da Ucrânia 'pode acontecer a qualquer momento'

Fonte: Wikinotícias

6 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Os Estados Unidos agora acreditam que uma invasão russa da Ucrânia "poderia acontecer a qualquer momento", disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, no domingo, no que seria a maior operação militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

“Acreditamos que os russos colocaram em prática as capacidades para montar uma operação militar significativa na Ucrânia e estamos trabalhando duro para preparar uma resposta”, disse Sullivan ao programa “Meet the Press” da NBC.

Em uma entrevista separada no “Fox News Sunday”, Sullivan disse: “Qualquer dia a Rússia pode agir contra a Ucrânia, ou pode levar algumas semanas”, com oficiais de inteligência dos Estados Unidos avaliando que Moscou tem 70% de sua força de ataque pronta para um ataque.

Ele disse que uma invasão russa teria "um enorme custo humano para a Ucrânia, mas um custo estratégico para a Rússia", com os Estados Unidos preparados para impor sanções econômicas rápidas e severas contra a Rússia para atrapalhar sua economia.

“Quaisquer ações que a Rússia tome a seguir, a América está pronta”, disse Sullivan.

Sullivan, no entanto, disse que os Estados Unidos estão dispostos a negociar com o presidente russo Vladimir Putin sobre suas preocupações de segurança declaradas sobre as ações dos Estados Unidos e seus 29 aliados da Otan.

“Isso inclui a colocação de certos sistemas de mísseis de alcance”, disse Sullivan. “Isso inclui transparência em torno dos exercícios militares. Inclui maior capacidade de construir confiança e evitar incidentes que possam levar a escalada ou erro de cálculo.”

“Mas o que não estamos preparados para negociar são os princípios fundamentais de segurança que incluem uma porta aberta para a Otan para países que possam cumprir os requisitos”, disse Sullivan ao rejeitar a exigência de Putin de que a Otan exclua a possibilidade de adesão da Ucrânia.

Os aliados ocidentais dizem que nenhuma nação externa tem poder de veto sobre quais países se unem à aliança atlântica.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou que 3.000 soldados americanos fossem enviados para dois países do leste da OTAN, Polônia e Romênia. Relatos dizem que tropas da 82ª Divisão Aerotransportada dos Estados Unidos desembarcaram no sudeste da Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia.

Washington descartou o envio de tropas para lutar ao lado das forças ucranianas no caso de uma invasão russa. Os Estados Unidos, no entanto, enviaram US$ 500 milhões em armas e mísseis defensivos ao governo de Kiev.

Se a Rússia invadir a Ucrânia e cortar o fornecimento de gás natural aos países europeus em retaliação às sanções dos Estados Unidos, Sullivan disse que os Estados Unidos estão se movendo para ajudar a redirecionar o fornecimento de gás natural de outros lugares para seus aliados europeus.

De qualquer forma, Sullivan disse que se a Rússia invadir a Ucrânia, seu gasoduto Nord Stream 2 que corre sob o Mar Báltico da Rússia para a Alemanha "não avançará". O gasoduto está concluído, mas ainda não operacional.

Na entrevista à NBC, Sullivan disse que Biden “reuniu nossos aliados. Ele reforçou e tranquilizou nossos parceiros no flanco leste. Ele forneceu apoio material aos ucranianos e ofereceu aos russos um caminho diplomático se for o que eles escolherem, mas de qualquer forma, estamos prontos, nossos aliados estão prontos e estamos tentando ajudar o povo ucraniano a se preparar também.”

Fonte