Espanha: AEMET esclarece fake news sobre "pior onda fria em 30 anos"
25 de fevereiro de 2023
"Frio intenso" sim, mas "não a pior onda fria em 30 anos": o AEMET (Agencia Estatal de Meteorología) da Espanha se viu hoje obrigado a esclarecer notícia falsas (fake news) que foram divulgadas, inclusive, pela imprensa. Segundo o órgão, apesar de se prever que vai esfriar muito, sequer se pode usar o termo "onda", uma vez que um dos quesitos para este fenômento é que o frio intenso dure ao menos 3 dias seguidos, o que não se pode prever que acontecerá.
Espera-se que temperaturas próximas e abaixo de zero sejam registradas principalmente na metade norte do país, entre hoje e terça-feira, com as mínimas ocorrendo nos lugares mais mais altos. Geada generalizada e nevascas também estão previstas. "Na segunda metade do domingo 26 e primeira metade do dia 27 entrará no nordeste peninsular uma massa de ar muito frio que provocará uma descida significativa das temperaturas na Península e Baleares durante a primeira parte da semana", esclareceu a Agência.
O frio será provocado por uma área de baixa pressão vinda do norte. Há, inclusive, um aviso do AEMET sobre vento forte vindo do norte e noroeste que pode ser mais intenso no nordeste e nas Ilhas Baleares.
Fontes
- Estamos en un episodio de tiempo frío, que en los próximos días se recrudecerá
. Pero no nos encaminamos a la «ola de frío más dura de los últimos 30 años» — Aemet, 25 de fevereiro de 2023 - Concretamente, se necesita que el episodio: Dure al menos tres días
. — Aemet, 25 de fevereiro de 2023 - Irrupción de una borrasca mediterránea
. Nevará a nivel del mar, ¿dónde? — Tiempo - Meteored, 25 de fevereiro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |